Quando falamos detetive, logo vem à memória a imagem de personagens famosos de filmes que, ao longo dos anos, tem valorizado uma carreira que trabalha de forma silenciosa e repleta de discrição e detalhamento.

Todavia, existem aqueles imaginados na cabeça dos cineastas e os que trabalham em prol das investigações de fato. Os detetives da ficção são elaborados de forma lúdica e nem sempre equivalem àquilo que realmente acontece no mundo real.

Nos filmes e seriados, muitos casos são resolvidos à base de magia e ações que não equivalem à capacidade do ser humano. A licença poética permite que isso seja realizado para dar ao Detetive o status de herói, uma figura acima da média.

Já com os profissionais reais, as soluções dos casos são baseadas em fatos concretos e análises pormenorizadas de cada informação levantada ao longo de um tempo. Os equipamentos (gravadores de áudio e vídeo, câmeras escondidas, máquinas fotográficas, etc) e estratégias auxiliam bastante no dia a dia do detetive particular.

Vamos relembrar alguns personagens famosos do cinema?

 

1 – Sherlock Holmes

Esse é o mais famoso e o mais inteligente da história do cinema. Dono de um pensamento lógico e acima da média, Holmes é sagaz, muito inteligente e sedutor.

 

2 – Batman

Muito mais do que um super-herói, o Homem-Morcego dispõe de muitos recursos e armas inimagináveis. Exímio investigador, a aura de mistério que envolve a verdadeira identidade do personagem dá um brilho a mais para quem é apaixonado pela arte de investigar.

 

3 – Dick Tracy

Dick é um dos Detetives mais famosos das histórias em quadrinhos. Ele e seu famoso relógio, que recebe e emite imagens e sons, tornaram-se famosos ao longo de anos, mantendo uma legião de fãs por todo o mundo.