Um dos grandes inimigos dos donos de empresas não é a concorrência, mas sim os funcionários desonestos que, quando conseguem atuar sem serem descobertos, causam danos gravíssimos e até fatais para o futuro do negócio em que atuam.

O administrador pode perceber mudanças e diferenças nos valores fechados no caixa e no faturamento mensal de uma empresa. Este pode ser um importante indício de que existe algum colaborador que esteja tirando proveito de seu cargo para lesar a corporação.

Mas como descobrir se esse funcionário existe mesmo? E mais: como investigação empresarial sem que este perceba que seus atos estão sendo monitorados por um Detetive particular?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para identificação. Vamos descobrir quais são elas? Vamos lá.

 

 

1 – Não comente com ninguém que você suspeita da existência de um funcionário desonesto na empresa. Uma atitude dessas pode fazer com que o tal funcionário mude de tática e você não conseguirá identificá-lo.

 

2 – Só acuse quando tiver plena certeza. No caso de uma acusação injusta e infundada, você pode ser processado por injúria e difamação.

 

3 – Procure descobrir quais são os dias e turnos em que ocorrem mudanças nos valores do caixa. Isso pode ajudar a identificar o funcionário desonesto.

 

4 – Se você conseguiu identificar o funcionário desonesto, é hora de montar a armadilha para capturá-lo. Câmeras de vigilância escondidas são uma arma eficiente para a produção de provas.

 

5 – Contrate alguém para fazer o monitoramento em tempo real. Isso é importante porque ocorrendo uma irregularidade, é possível capturar o funcionário imediatamente.

 

6 – Para gerar provas contra o funcionário desonesto, você poderá copiar o número de série das notas. Caso suspeite do desfalque de algum valor, é possível identificar o roubo pelo número de cédulas.

 

7 – Se conseguiu identificar o funcionário desonesto no momento do roubo, é importante confrontá-lo imediatamente. Mas é preciso cautela, pois ele pode estar armado e gerar vítimas. Chame a vigilância ou a polícia ou, ainda, esteja acompanhado de outra pessoa da sua confiança.

 

8 – É importante também contratar um Detetive particular, caso você tenha descoberto um funcionário desonesto ou se existe apenas uma suspeita em relação a isso. Este profissional fará um levantamento completo sobre o suspeito, como pesquisas cadastrais, possíveis acusações na Justiça, checagem de empregos anteriores, etc.

 

9 – Este funcionário também pode estar fornecendo informações particulares da empresa para a concorrência. Contrate um Detetive para fazer uma Auditoria Investigativa.

 

10 – Um Detetive Particular também pode se disfarçar de funcionário para monitorar determinada situação ou funcionário e, com isso, provar os atos lesivos à sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *